Família Solidária
Família Solidária 566

Desejo subscrever a newsletter do Arciprestado de Braga
Zona Pastoral Cidade/Este | São José de São Lázaro| 19 Abr 2016
Grande virtude do matrimónio «é fazer feliz o outro»
Zona Pastoral Cidade/Este: Encontro de Preparação para o Matrimónio (EPM).
  © António Silva | São José de São Lázaro

A Equipa de Pastoral Familiar da zona pastoral Cidade/Este orientou, nos dias 16 e 17 de abril, o segundo Encontro de Preparação para o Matrimónio (EPM) do corrente ano pastoral, no qual participaram 35 pares de noivos*.

O encontro começou na manhã do dia 16, sábado, com a presença do bispo auxiliar de Braga D. Francisco Senra Coelho, e terminou ao fim da manhã de domingo com a celebração da eucaristia, na igreja paroquial de S. José de S. Lázaro, onde os noivos receberam a bênção e um diploma de participação.

Na palestra que antecedeu o encerramento, o cónego Roberto Rosmaninho Mariz, delegado da zona pastoral para o setor do Laicado e Família, falou da vivência celebrativa do sacramento do Matrimónio e da diferença entre casar na igreja e casar em Igreja. Aos noivos, lembrou que «não se casa, em primeiro lugar, para ser feliz, casa-se para fazer feliz o outro». Considerando que «o colocar do amor hoje é, às vezes, muito egoísta», o também pároco de S. José de S. Lázaro e Lomar insistiu que «a grande virtude» do matrimónio é «fazer feliz» o esposo ou a esposa.

«O amor não é egoísta, é fraterno e solidário; casar é assente no afeto, no amor, no compromisso», disse, desafiando os presentes a serem «pró-ativos na construção da relação».

O respeito mútuo, o conhecimento, a franqueza, a abertura mútua de se dar a conhecer e o diálogo são aspetos «absolutamente essenciais» para uma relação transparente, saudável, disse ainda o cónego Roberto Mariz, concluindo com um conselho do papa Francisco: «nunca se deite um casal sem resolver uma contenda que aconteceu».

O encerramento deste EPM coincidiu com o Dia Mundial de Oração pelas Vocações e dia do Bom Pastor. Na celebração, o cónego Roberto lembrou que a família «é uma vocação por excelência no caminhar do viver da fé batismal, da fé cristã» e que Deus desafia os casais a serem bons maridos, boas esposas, bons pais, bons filhos.

Experiências de vida

Vera e Daniel, um dos pares de noivos que participaram na formação, considerou que o EPM «foi muito proveitoso». «Foram-nos dados conselhos e orientações para a nossa vida futura. Tivemos testemunhos muito sinceros de pessoas de várias idades, verdadeiramente apaixonados, e realmente acho que é uma mais-valia para nós», disse Vera Rodrigues .

O namorado, Daniel Vilas Boas, acrescentou que estas «experiências de vida» podem ser úteis na caminhada que em breve vão fazer a dois. O casamento deste casal bracarense está marcado para o verão.

Cecília Silva aconselha todos os pares que vão casar a fazer um curso de preparação para o Matrimónio, porque fala de pontos que «são fulcrais» na vivência em casal, desde prevenir conflitos, estratégias para eventualmente os resolver. «Fala-se de como viver em família e a arte de viver em família», disse.

A ideia que Cecília Silva tinha dos cursos não era esta, porque não tinha conhecimento do que tratavam, mas, depois de participar neste encontro, afiança que «valeu a pena» e «será muito útil». O namorado não participou porque está a trabalhar em Angola. Vão casar no início de outubro.

* Conteúdo elaborado a partir da notícia (da autoria do jornalista Jorge Oliveira) publicada no Diário do Minho de 18 de abril de 2016.

Palavras-Chave:
Noivos  •  Pastoral Familiar  •  Casamento  •  Matrimónio